Percepção dos acadêmicos de Nutrição sobre a efetividade a longo prazo dos métodos de dietas restritivas para a perda e o controle de peso

  • Alessandra Rocha Job Centro Universitário Católico de Vitória, Vitória-ES, Brasil
  • Ana Cristina de Oliveira Soares Centro Universitário Católico de Vitória, Vitória-ES, Brasil
Palavras-chave: Dieta, Obesidade, Comportamento alimentar

Resumo

As dietas restritivas continuam sendo o tratamento mais buscado pela grande maioria dos indiví­duos obesos, apesar de estudos afirmarem que o seu sucesso é limitado a longo prazo. A Nutrição Comportamental tem como premissa a valorização da alimentação intuitiva e a prática de não prescrever dietas restritivas. O objetivo deste estudo foi avaliar como os acadêmicos do curso de Nutrição de uma instituição privada no municí­pio de Vitória-ES estão percebendo a efetividade a longo prazo dos métodos de dietas restritivas para a perda e o controle de peso. Foi realizada uma pesquisa de campo, com base populacional, exploratória, descritiva, quantitativa e transversal, com coleta de dados primários através de questionários estruturados fechados. A população do estudo foi formada por 328 alunos, que conferiu amostragem não probabilí­stica com ní­vel de confiança de 90% e margem de erro amostral de 6%, sendo o número da amostra 128 alunos. Foi constatado que 82.03% dos alunos não acreditam na efetividade das dietas restritivas para o emagrecimento e a manutenção do peso a longo prazo. 50.00% têm conhecimento sobre o que é a abordagem de Nutrição Comportamental para o atendimento clí­nico, e 65.63% acreditam na eficiência de abordagem nutricional não prescritiva para o emagrecimento e a manutenção do peso a longo prazo. O conhecimento sobre a abordagem de Nutrição Comportamental sugere associação com a crença de inefetividade das dietas restritivas, indicando que conhecer essa abordagem colabora para um olhar mais crí­tico em relação aos efeitos das dietas a longo prazo.

Biografia do Autor

Alessandra Rocha Job, Centro Universitário Católico de Vitória, Vitória-ES, Brasil

Administradora, especialização em Gestão de Pessoas, graduanda em Nutrição, pós graduanda em Comportamento Alimentar.

Referências

-Almeida, C. B.; Furtado, Celine C. Comer intuitivo. UNILUS Ensino e Pesquisa.2018. p. 38-46.

-Alvarenga, M.; e colaboradores. Nutrição comportamental. Barueri. Manole. 2016.

-Atzingen, M. C. B. C. Sensibilidade gustativa de adultos de uma instituição universitária do município de São Paulo. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública-USP. São Paulo. 2011.

-Conselho Federal de Nutricionistas. Posicionamento: prescrição dietéticas. Of. Circular CFN n. 028/98, de 2 dez. Brasília. 2016.-Deram, S. O peso das dietas: emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas. São Paulo. Sensos. 2014.

-Duarte, C.; Ferreira, C.; Pinto-Gouveia, J.; Trindade, I.A.;What makes dietary restraint problematic?: development and validation of the inflexible eating questionnaire. Appetite. 2017. p. 146-154.

-Fildes, A.; Charlton, J.; Rudisill, C.; Littlejohns, P.; Prevost, A. T.; Gulliford, M. C. Probability of an obese person attaining normal body weight: cohort study using electronic health records. American Journal of Public Health. Vol. 105. Num. 9. 2015. p. e54-e59.

-Hunt, T. K.; Forbush, K. T.; Hagan, K. E.; Chapa, D. A. Do emotion regulation difficulties when upset influence the association between dietary restraint and weight gain among college students? Appetite. Vol. 114. 2017. p. 101-109

-Linardon, J.; Mitchell, S. Rigid dietary control, flexible dietary control, and intuitive eating: Evidence for their differential relationship to disordered eating and body image concerns. Eating behaviors. Vol. 26. 2017. p. 16-22.

-Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília. 2014.

-Ochner, C. N., Barrios, D. M., Lee, C. D., & Pi-Sunyer, F. X. Biological mechanisms that promote weight regain following weight loss in obese humans. Physiology & Behavior. Vol. 120. 2013. p. 106-113.

Publicado
2019-02-17
Como Citar
Job, A. R., & Soares, A. C. de O. (2019). Percepção dos acadêmicos de Nutrição sobre a efetividade a longo prazo dos métodos de dietas restritivas para a perda e o controle de peso. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 13(78), 291-298. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/941
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original