Relação do perfil nutricional e dos aspectos ergonômicos de colaboradoras de uma unidade de alimentação e nutrição

Estefani Gomes Borges, Bianca Inês Etges

Resumo


Objetivo: Relacionar o perfil nutricional com os aspectos ergonômicos relacionados ao trabalho de colaboradoras do sexo feminino de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), no município de Santa Cruz do Sul- RS. Método: Trata-se de uma pesquisa transversal, de delineamento descritivo observacional de caráter quantitativo. Participaram da pesquisa mulheres, que trabalham diretamente na produção das refeições na UAN. Para a coleta de dados, foi aplicado o questionário nórdico dos sintomas musculoesquelético. No questionário marcaram a região do corpo onde sentiam mais desconforto e/ou dor depois de exercerem as atividades. Os dados referentes a peso e altura foram coletados pela pesquisadora em uma sala reservada para esses procedimentos. Para a avaliação do estado nutricional foi calculado o IMC (kg/m²). As colaboradoras foram classificadas de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Resultados: Fizeram parte da pesquisa 18 colaboradoras, com média de idade 42,76 anos com carga horária de 8h48min diária de segunda a sexta. A avaliação nutricional realizada com as colaboradoras indicou sobrepeso (22,2%), obesidade em diferentes graus em (66,6%). Em relação às dores foram observadas maiores queixas nos membros superiores. Conclusão: A pesquisa mostrou que 22,2% das colaboradoras encontra-se em sobrepeso e 66,6% em algum nível de obesidade. Associado ao estado nutricional aparecem queixas de dores, principalmente nos membros superiores, mesmo não apresentando uma relação estatisticamente significativa, esses resultados acendem um alerta, uma vez que se trata de colaboradoras que produzem refeições balanceadas e saudáveis.

 


Palavras-chave


Colaboradoras; Avaliação nutricional; Aspectos ergonômicos; Unidade de alimentação e nutrição

Texto completo:

PDF

Referências


-Abreu, E. S.; Spinelli, M. G. N.; Araújo, R. M.V. Fatores de risco ambiental para trabalhadores de unidade de alimentação e nutrição. Revista de Nutrição em Pauta. São Paulo. Vol. 10. Núm. 57. p.46-49. 2002.

-Abreu, E. S.; Spninelli, M. G. N.; Zanardi, A.M.P. A unidade de alimentação e nutrição. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: um modo de fazer. São Paulo. Metha. 2003. p.59-75.

-Abreu, E. S.; Spinelli, M. G. N.; Souza Pinto, A. M. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. 6ª edição. São Paulo. Metha. 2016.

-Aguiar, L. F.; e colaboradores. Avaliação nutricional dos funcionários de uma UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) de empresa terceirizada, município de Sobral-CE. In V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. 2009. Belém-PA. Disponível em:

.

-Carvalho, F.M. Contribuições da Ergonomia para projetos de Unidades de Alimentação. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Universidade do Vale do Paraíba. 2009.

-Dourado, M. M. J.; Lima, T. P. Ergonomia e sua importância para os trabalhadores de unidade de alimentação e nutrição. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrarias e da Saúd. Vol. 15. Núm. 4. p. 183-196. 2011.

-Gonçalves, M. C. R.; e colaboradores. Perfil nutricional, consumo alimentar e indicadores bioquímicos dos funcionários de uma unidade de alimentação e nutrição. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Vol. 15. Núm. 4. p. 377-384. 2011.

-Kuorinka, I.; Jonsson, B.; Kilbom, A.; Vinterberg, H.; Bierigsorensen, F.; Andersson, G.; Jorgensen, K. Standardized Nordic questionnaires for the analysis of musculoskeletal symptoms. Applied Ergonomics. Vol. 18. Núm. 3. p.233-237. 1986.

-Lourenço, M. S.; Berlando, C. D.; Silva, E. F.; Romano, G. C.; Kawaguchi, J. R. Avaliação do perfil ergonômico e nutricional de colaboradores em uma unidade de alimentação e nutrição. Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep). 13. Bauru. 2006.

-Lourenço, M.S.; Menezes, L.F. Ergonomia e Alimentação Coletiva das Condições de Trabalho em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras Niterói-RJ, Brasil. 31 de julho. 01 e 02 de agosto de 2008.

-Matos, C. H. Condições de trabalho e estado nutricional de operadores do setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2000.

-Monteiro, M. A. M. Importância da ergonomia na saúde dos funcionários de unidades de alimentação e nutrição. Revista Baiana de Saúde Pública. Vol. 33. Núm. 3. 2009.

-Paiva, A. C.; Cruz, A. A. F. Estado nutricional e aspectos ergonômicos de trabalhadores de unidade de alimentação e nutrição. Revista Mineira de Ciências da Saúde. UNIPAM. Patos de Minas. Vol. 1. Núm. 1. p. 1-11. 2009.

-Pereira, A. P. D.; Quintão, D. F. Análise de aspectos ergonômicos, higiênicosanitários e do perfil antropométrico de cantineiros de escolas públicas de Muriaé-MG. Revista Científica da Faminas, Muriaé-MG. Vol. 9. Núm. 2. p. 43-53. 2013.

-Proença, R. P. C. Ergonomia e organização do trabalho em projetos industriais: uma proposta no setor de alimentação coletiva. Dissertação de Mestrado em Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 1993.

-Santana, A. M. C. A abordagem ergonômica como proposta para melhoria do trabalho e produtividade em serviços de alimentação. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 1996.

-Savio, K. E. O.; Costa, T. H. M.; Miazabik, E.; Schmitz, B. A. S. Avaliação do almoço servido a participantes do programa de alimentação do trabalhador. Rev. Saúde Pública. Vol. 39. Núm. 2. p.148-155. 2005.

-Scarparo, A. L.; Amaro, F. S.; Oliveira, A. B. A. Caracterização e avaliação antropométrica dos trabalhadores dos restaurantes universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista HCPA. Vol. 30. Núm. 3. p. 247-251. 2010.

-World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic. WHO. 2004.

-Wielewski, D. C.; Cemin, R. N. A.; Liberali, R. Perfil antropométrico e nutricional de colaboradores de uma unidade de alimentação e nutrição do interior de Santa Catarina. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. São Paulo. Vol. 1. Núm. 1. p. 39-52. 2007. Disponível em:


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento

IBPEFEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício

Editor-Chefe: Francisco Navarro. E-mail para contato: aqui

Editor Gerente: Francisco Nunes Navarro. E-mail para contato:aqui