Influenciadores digitais na concepção da estética e nos hábitos alimentares de jovens e adultos

Palavras-chave: Redes sociais. Blogueiras. Imagem Corporal.

Resumo

É cada vez, mas comum que cada influenciador digital seja "especialista" onde terá seguidores que se interesse por esse determinado assunto, mostrando sua rotina, de alimentação. Cada influenciador demonstra interesse em um assunto e irá fazer com que seu público tenha interesse nesse determinado assunto, é o que acontece com as "blogueiras fitness". O objetivo desse estudo foi verificar a relação entre a persuasão dos influenciadores digitais e o uso de redes sociais e sua influência nos hábitos alimentares e na concepção do corpo ideal. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. A amostra foi constituí­da por 213 pessoas, ambos os sexos, com idade de 18 a 35 anos (22,4 ± 3,8). Para realização dessa pesquisa, foi utilizado como técnica para coleta de dados a aplicação de um questionário online. Os dados coletados foram armazenados em uma planilha do Statistical Package for the Social Sciences. Houve um predomí­nio do sexo feminino (63,8%), quando questionados sobre qual tipo de perfil você prefere seguir, a maioria dos pesquisados seguir artistas (46,9%) seguidos de Blogueiras (24,4%), e uma minoria (17,4%) afirmaram buscar por nutricionistas. Ao final foi possí­vel depreender que existe uma influência da mí­dia nos hábitos alimentares e na concepção do corpo ideal das pessoas avaliadas.

Biografia do Autor

Fernanda Soares Oliveira, Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais - FUNORTE

Acadêmica do curso de Nutrição nas Faculdades Unidas Do Norte de Minas - FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil

João Carlos Silva Almeida Júnior , Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais - FUNORTE

Acadêmico do curso de Nutrição nas Faculdades Unidas Do Norte de Minas - FUNORTE, Montes Claros, MG, Brasil

Gabrielle Vilela Alcântara , Faculdades de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI

Docente do curso de Nutrição na Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI, Montes Claros, MG, Brasil

Referências

-Almeida, D.A. O fenômeno fitness no Instagram: uma análise informacional TCC. Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia. Fortaleza. 2017.

-Barbosa, M.N.D. Instagram: as publicações de amigos virtuais como ativadores do consumo de usuários. Dissertação de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições. Universidade Federal Rural do Semi Árido. Mossoró. 2019.

-Barbosa, B. R. S. N.; Silva, L. V. A mídia como instrumento modelador de corpos: Um estudo sobre gênero, padrões de beleza e hábitos alimentares. Razón y Palabra. Vol. 20. Núm. 94. p. 672-687. 2016.

-Caetano, D. C. Comportamento informacional no uso de redes sociais virtuais como fonte de informação. TCC de Biblioteconomia. UFPE. 2018.

-Costa, M.L. Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal. TCC. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Santa Cruz. 2018.

-Crescitelli, E.; Tagawa, Y.A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza. Comunicação & Sociedade. São Paulo. Vol. 37. Num. 2. 2015. p. 49-79.

-Lima, G.S. Blogueiras fitness no instagram: a construção de um estilo de vida. TCC. Universidade de Brasília. Brasília. 2016.

-Magalhaes, L.M.; Brasil, A.C.; Tiengo, A. A influência de blogueiras fitness no consumo alimentar da população. -Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição E Emagrecimento. São Paulo. Vol. 11. Num. 68. 2017. p. 685-692.

-Mota, J.D.J.O.; Almeida, L.C.; Neves, V.H.S., Silva, E.B.; Almeida, D.O. Análise de conteúdos de posts sobre alimentação divulgados por influenciadoras digitais na rede social Instagram. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde. Vol. 14. Num. 3. 2019. p.1-18.

-Munhoz, M.P.; Anjos, J.C.; Gonçalves, R.D.; Lopes, J.F.; Celemi, L.G. Perfil nutricional e hábitos alimentares de universitários do curso de nutrição. Revista Saúde UniToledo. Vol. 01. Num. 02. 2017. p. 68-85.

-Pepe, P.S.; Castro, M.R.P. Percepção da influência de uma rede social no comportamento alimentar de graduandos do curso de nutrição de uma faculdade do DF. Monografia. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Brasília. 2018.

-Rodrigues, F. P. O corpo ideal imposto pela mídia levando adolescentes do gênero feminino a obsessão pela forma física. Revista Científica UMC. Vol. 3. Núm. 3. 2018.

-Santos, S.; Silva, P.; Santos, J.; Gabriela P. uma análise sobre o marketing de influência na rede social Instagram.Artigo apresentado no Intercom-Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Caruaru. 2016.

-Souza, P. B. M. O marketing digital sob a perspectiva das mídias sociais como fonte de informação para a decisão de compra no varejo de moda feminina. Mestrado em Administração. 2018.

-Vermelho, S.C.; Velho, A.P.M.; Bertoncello, V. Sobre o conceito de redes sociais e seus pesquisadores. Educação e Pesquisa. São Paulo. Vol. 41. Num. 4. 2015. p. 863-881.

Publicado
2022-02-07
Como Citar
Soares, W. D., Oliveira, F. S., Almeida Júnior , J. C. S., & Alcântara , G. V. (2022). Influenciadores digitais na concepção da estética e nos hábitos alimentares de jovens e adultos. RBONE - Revista Brasileira De Obesidade, Nutrição E Emagrecimento, 14(91), 1391-1396. Recuperado de https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1584
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original