Formação continuada de professores na promoção da alimentação saudável: limites e possibilidades

  • Rávilla Thaís Nascimento Moreira Discente do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.
  • Ana Clara da Cruz Della Torre Nutricionista, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Lavras, Residente do Programa de Pós-Graduação Residência em Saúde da Família - Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.
  • Luiz Felipe de Paiva Lourenção Nutricionista, Doutor em Ciências da Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Tânia Mara Rodrigues Simões Nutricionista, Doutora em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo, Professora Associada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.
  • Daniela Braga Lima Nutricionista, Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, Professora Associada da Faculdade de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação Residência em Saúde da Família da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Abstract

A Formação Continuada em Saúde e Nutrição é um desafio para os educadores, visto a importância da promoção da alimentação saudável no ambiente escolar e que seja visto como um tema transversal no currículo escolar. Estudo descritivo que avaliou o conhecimento de alimentação e nutrição de professores, por meio da análise de dados do questionário aplicado, durante o Curso de Extensão: “Formação Continuada Virtual de Professores”, desenvolvido via online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de encontros virtuais temáticos integrados a outras atividades educativas. Avaliou-se o conhecimento nutricional da amostra por meio do Questionário de Conhecimentos em Nutrição para Adultos. O estudo contou com uma amostra de 225 professores com predominância do sexo feminino (90,7%). Os cursistas apresentaram conhecimento moderado em nutrição (51,6%) e não houve diferença estatisticamente significativa mediante a comparação do conhecimento nutricional com o IMC dos participantes deste estudo (p=0,072). Reforça-se a importância da formação continuada de professores como promotores da saúde, a fim de influenciar positivamente na formação dos hábitos alimentares saudáveis.

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Pubblicato
2025-12-17
Come citare
Moreira, R. T. N., Della Torre, A. C. da C., Lourenção, L. F. de P., Simões, T. M. R., & Lima, D. B. (2025). Formação continuada de professores na promoção da alimentação saudável: limites e possibilidades. Giornale Brasiliano Di obesità, Nutrizione E Perdita Di Peso, 19(122), 1058-1067. Recuperato da https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/2901
Sezione
Articoli Scientifici - Original