Análise das lancheiras de crianças entre 1 e 10 anos de idade numa escola de educação pré-escolar
Resumo
A escola tem um papel importante na educação nutricional, uma vez que a alimentação nesta fase tem impactos significativos no desenvolvimento e formação dos hábitos alimentares das crianças. Estudos revelam um elevado consumo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas pelas crianças, o que pode comprometer a saúde e promover a obesidade. Sendo assim, o objetivo foi analisar a qualidade dos alimentos presentes nas lancheiras dos alunos da educação infantil de uma escola particular do município de Belo Horizonte. Foram avaliadas as lancheiras de 59 alunos, com idades compreendidas entre 1 a 10 anos, em três dias não consecutivos. Os alimentos presentes foram reunidos em grupos de alimentos pré-definidos para a análise. Foi ainda avaliada a presença de alimentos de acordo com a definição do Guia Alimentar para a População Portuguesa. Observou-se um elevado consumo de frutas e sumos naturais, produtos lácteos, pão, bolachas ou biscoitos, mesmo que sem recheio ou cobertura, no entanto também se observou um elevado consumo de sumos artificiais. Da mesma forma, observou-se um baixo consumo de hortícolas, legumes e oleaginosas. Além disso, algumas crianças levaram para a refeição escolar alimentos contraindicados pelo guia, como refrigerantes, doces, bolachas recheadas, entre outros. Além disso, observou-se também a presença de alimentos frescos ou minimamente processados em 98,3% das lancheiras, alimentos processados em 100% e alimentos ultraprocessados em 93,2% da amostra. Desta forma, a presente investigação identificou níveis elevados de consumo de alimentos processados e ultraprocessados, o que requer atenção, tornando importante a educação nutricional junto das crianças e dos seus familiares e responsáveis.
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